2024 - O Ano da Prosperidade

2024 - O Ano da Prosperidade

Videira. Uma Igreja com propósito!

#vemparaaVideira

Vida transformada

Compartilhe este conteúdo!

Você precisa estar conectado para compartilhar.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
videira-mensagens-vida-transformada

O arrependimento e seu significado

Ter uma vida transformada passa pelo que está escrito em Mateus 9.13 “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”.

A origem grega da palavra arrependimento inclui conceitos como reflexão, contemplação e mudança de opinião.

Arrependimento não se limita a uma simples tristeza pelo pecado, mas sim uma mudança significativa nos pontos de vista, pensamentos e objetivos. Isso resulta em uma transformação da mente, afetos e, consequentemente, na vida.

A Tristeza não é arrependimento

Muitos líderes religiosos confundem tristeza com arrependimento, mas na verdade não são a mesma coisa. De acordo com Paulo, “a tristeza que vem de Deus produz arrependimento” (2ª Coríntios 7.10). Isso significa que a tristeza pode levar ao arrependimento, mas ela em si não é o arrependimento.

Terror judicial na consciência não é o mesmo que arrependimento

Muitos indivíduos, apesar de assustados com a perspectiva de um julgamento pessoal e eterno, ainda pecam e se rebelam, seja por se apegarem à sua autojustiça ou por manterem sua rebeldia.

Isso é verdade especialmente para pecadores no fim da vida. Eles viveram em rebelião contra Deus, mas a ideia assustadora de julgamento eterno depois da morte causa medo, mas isso nem sempre significa arrependimento.

Abandonar alguns pecados óbvios não é o mesmo que arrependimento

Os fariseus da época de Jesus eram aparentemente fiéis à lei moral, mas seus corações estavam corrompidos. Lendo Mateus 23.27, notamos o quanto Jesus os condenou por essa prática.

Penitência não é sinônimo de arrependimento

A definição da palavra mostra que penitência é diferente de arrependimento. Penitência é a dor ou punição que alguém escolhe ou é obrigado a sofrer como um castigo por erros, como expressão de arrependimento, como jejum, flagelação, prisão, etc.

Arrependimento é reconhecer o direito de Deus sobre a si

Deus criou o homem, e como seu Criador, Ele tem o direito de exigir que suas criaturas vivam para sua glória em verdadeira justiça.

O real significado de arrependimento implica mudança e percepção. É compreender que o seu modo de viver está errado em relação a Deus. O amor e o apego pelo pecado precisam morrer no seu coração.

Antes de tudo, mudamos primeiramente a consciência através do arrependimento. Isso, é ter uma vida transformada.

Assim, o pecado do qual alguém antes usufruía e se deliciava torna-se uma abominação, primeiramente por dentro e, posteriormente, tornando-se visível por fora.

Renunciando ao pecado

José, ao ser proposto pelo adultério com a amante Egípcia, renunciou ao pecado dizendo: “Como faria eu tamanha maldade e pecar contra Deus?” (Gênesis 39.9). Da mesma forma, aconteceu com Moisés ao renunciar o pecado da corte de Faraó.

No arrependimento, você tem uma mudança de mentalidade e entende que agora vive para Deus, ao invés de viver para satisfazer as paixões devassadas da alma.

Um caso de pseudo arrependimento

Mateus 27.3 “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos”.

Uma chamada ao arrependimento

Em Atos 17.30, diz: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”.

A recusa do homem em se arrepender simplesmente testemunha o fato de que a mente e a alma estão em conflito contra o Senhor da Glória.

Por fim, ou você se arrepende e passa a ter uma vida transformada, ou será condenado por seus pecados. Em Atos 3.19, diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados”… Para toda alma arrependida, haverá perdão dos pecados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Você precisa estar conectado para compartilhar.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pesquisar
videira-autor
Sobre o autor

Ricardo Antonio Vieira é Pastor na Videira Igreja Batista em Células, na Cidade de Itaipé-MG e membro do Conselho Federal de Pastor. Com formação em Liderança Cristã e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste Mineiro e Homilética pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel.

2024 - O Ano da Prosperidade

Search

sobre nós

quem-somos-branco


quem
somos

câmera-branco



fotos

local-branco


onde
estamos

contribuições

construção-do-templo-branco



construção do templo

dízimos-e-ofertas-branco



dízimos

ofertas-branca



ofertas

doações-branco


outras
doações

comunidade

eventos-branco



eventos

aniversariantes-branco


aniversa-
riantes

estudos-branco


blog de
mensgens

comunicação

mail-branco



contato

phone-branco


fale
conosco

recursos

download-branco



downloads

institucional

privacidade-branco



política de
privacidade

lista-branco



termos e condições
de uso do site



política de reembolso e devolução

outras formas de contato

Atendimento personalizado WhatsApp (33) 9 9923-7976 ou pelo e-mail [email protected] - Rua Margarida, 175, Bairro Vale Encantado. Itaipé-MG. CEP: 39815-000.

Copyright © 2024 Videira Igreja Batista em Células. 48.050.622/0001-50

Desenvolvido por Ricardo A. Vieira*

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência ao navegar por aqui. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com os Termos de Uso  e sua Política de Privacidade.