Introdução
Não pare jamais! Isso é um imperativo em nossa vida cristã. Conforme escreveu Isaías 40.28-31 “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É impossível de ser investigado ou compreendido o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.
Muitas vezes somos tentados a parar em nossa caminhada espiritual. Dar um tempo tem sido uma expressão comum em nossos dias. Alguns, quando estão em viagem se enganam em pensar que por estar em um lugar desconhecido, podem fazer qualquer coisa. Afinal, ninguém está vendo (outra expressão muito comum para pessoas sem compromisso). Desse modo, não esqueçamos do que diz Provérbios 15.3: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.
Olhando para tudo isso, uma grande que alguém não acredita em Deus é quando se pratica algo e pensa ou diz: “Ninguém vai ficar sabendo”! Na verdade, o único ser com o qual deveríamos nos preocupar, deveria ser, de fato, Deus. Ele já está sabendo, mesmo sem você saber.
Cristão de verdade não tira férias (espirituais)
Não há descanso no mundo espiritual, pelo menos da forma como conhecemos sobre o que significa descanso. Ou seja, o ato ou efeito de descansar. Repouso, folga, período sem ocupação, tranquilidade de espírito; sossego. Sob o mesmo ponto de vista, em Efésios 6.12 relata a luta espiritual que existe nos lugares celestiais (nos ares).
Deus não se cansa
Deus é incansável. Isaías 40.28 diz: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É impossível de ser investigado ou compreendido o seu entendimento”. Também no Livro dos Salmos 121.4: “É certo que não dormita (cochila), nem dorme o guarda de Israel”.
Jesus se revelou ativo em todo o seu ministério (Mateus 9.35). Igualmente, João também relata em seu Evangelho 5.17 “Disse-lhes Jesus: Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.
O inimigo das nossas almas também não para
Satanás não desiste de perseguir o homem, a criação de Deus. Não pare jamais! Do mesmo modo, Pedro bem nos alertou em sua em sua 1ª Epístola 5.8 “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”. João vai dizer em Apocalipse 12.10 relata que o diabo, nosso adversário nos acusa de dia e de noite. Desta forma, não se deve dar um tempo em sua vida com Deus, na comunhão com os irmãos.
Não pare
Sua vida espiritual não pode parar. 1ª Tessalonicenses 5.17 “orai sem cessar”. Alimentar todos os dias com a Palavra de Deus e ter uma vida contínua de oração na presença do Senhor é a chave para a constância. Semelhantemente, a perseverança é inimiga da desistência. Tome posse da Palavra: Mateus 4.4 “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”
Fortaleça-se em Deus
O ser humano é tendencioso a cansar-se facilmente. Não pare jamais! Os fatores físicos e do tempo tendem a nos esgotar com as situações do dia a dia.
Entretanto, Isaías 40.29-31 nos conforta dizendo que Deus “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.
Enfim, o Apóstolo Paulo é categórico em dizer na sua 2ª Carta aos Coríntios 4.16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”.