Guarde o seu coração

videira-mensagens-guarde-o-seu-coração

Prefácio

Guarde o seu coração é o que a Bíblia nos ensina em alguns textos, por exemplo, Mateus 12.33-35 “Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más”.

Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Em outra versão temos: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”.

Nossas palavras são como sementes e podem, de alguma forma, determinar nosso futuro. Não espere alcançar vitória, confessando fracasso; ou prosperidade, menosprezando a prosperidade; ter boa saúde, valorizando a sua enfermidade. É preciso apropriar-se de tudo que a Bíblia nos dá como promessa através da fé, uma vez que, todo mal foi quitado por Jesus na cruz.

Nossas palavras confessadas validam o que cremos, a nossa fé. Provérbios 6.2 “E caiu na armadilha das palavras que você mesmo disse, está prisioneiro do que falou”. Assim, como está escrito, a boca fala do que está cheio o coração.

Outrossim, na Bíblia, coração também se refere à mente, ao entendimento, a sede de todas as emoções e intentos, ou seja, o que se quer ou se deseja realizar; intenção. Também é sobre o que você ouve e guarda, é sobre o que você acredita: Romanos 10.9,10 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.

A boca reproduz aquilo que está no coração

Como está escrito em Provérbios 18.21 “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. Assim sendo, sempre comeremos o fruto das palavras que semeamos.

Não nos esqueçamos do que está escrito em Lucas 6.43-45 “Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Decida ter um coração puro

Alguns textos bíblicos nos apontam para isso. Por exemplo, Mateus 5.8 “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”; Salmos 51.10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” e Provérbios 15.13 “A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito”.

Vivemos dias difíceis, por isso, guarda o seu coração. Se não vigiarmos, correremos o risco de sermos dominados pelas más notícias, mágoas e ressentimentos.

Protegendo o seu coração com a Palavra de Deus

Sabiamente Davi escreveu Salmo 119.11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Assim como, uma boa alimentação reflete na saúde do coração, de igual modo, será no sentido espiritual.

Tudo o que você consome diariamente, livros, filmes, músicas, certamente nortearão sua vida interior. Desta forma, aprenda a viver dependente da Escritura como alimento para o seu espírito.

Memorizar e declarar versículos como confissão de fé

Alguns versículos de exemplo lhe ajudará para que guarde o seu coração: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31; “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” Romanos 8.37; “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará” Salmos 23.1; “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” Salmos 46.1; “Tudo posso naquele que me fortalece” Filipenses 4.13; “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” Salmos 23.4; “Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” Isaías 40.31.