A fé que vence o mundo

videira-mensagens-a-fé-que-vence-o-mundo

A fé é um tema recorrente e profundamente enraizado em muitas tradições religiosas. A fé que vence o mundo é descrita em 1ª João 5.4. A Carta aos Hebreus 11.1 traz uma definição ampla e esclarecedora do que é a fé. Nela, somos informados de que a fé é a certeza e convicção daquilo que se espera, uma espécie de prova do que não se vê. É acreditar no que ainda não se concretizou, uma fé que desafia a lógica e transcende a realidade física.

A fé é o que permite que coisas que ainda não existem se tornem reais. Quando temos fé, podemos trazer à existência as bênçãos que estão nas regiões celestiais. Efésios 1.3 afirma que nós já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Nossa fé é o que torna isso real.

Fé natural

Mas nem toda fé é igual. Existe a chamada “fé natural”, que é aquela que todas as pessoas possuem. Ela é baseada nos próprios sentidos do ser humano e pode se manifestar de diversas formas. Algumas pessoas acreditam em simpatias, amuletos, rituais, imagens e superstições. Outros acreditam em um ser superior, poder cósmico e astrologia. Há ainda aqueles que têm “positividade”, acreditando que seus planos e projetos vão dar certo.

Dessa forma, independentemente de qual tipo de fé alguém possua, a fé continua a ser um aspecto importante e central da vida de muitas pessoas. Seja a fé que vence o mundo ou a fé natural, ela tem o poder de influenciar nossas vidas e moldar nosso destino.

A fé e a vida cristã

O papel fundamental da fé na vida cristã é algo que se destaca em muitas passagens bíblicas. Especificamente, a fé para a salvação, em que confiamos em Deus e seu plano de salvação em Cristo Jesus, é um exemplo disso.

De acordo com Efésios 2.8, somos salvos pela fé, e em Romanos 10.9, aprendemos a forma de como nos tornamos salvos. A fé na vida cristã não se limita à salvação, mas também se estende a acreditar nas promessas de Deus registradas em sua Palavra. Para colocar essa fé em prática, devemos meditar nela dia e noite, como o Salmo 1 nos aconselha.

Dom de Deus

O dom da fé é outro aspecto importante que se destaca na Bíblia. Em 1ª Coríntios 12.9, aprendemos que o Espírito Santo pode conceder esse dom e, também o dom de cura. Assim também, esse tipo de fé sobrenatural nos ajuda a executar tarefas que, de outra forma, seriam impossíveis. Um exemplo disso é Moisés, que abriu o Mar Vermelho, Davi, que enfrentou Golias, Elias, que desafiou os 450 profetas de Baal, e Pedro e João, que curaram um homem coxo na entrada do templo.

Níveis de fé

Há diferentes níveis de fé que aparecem na Bíblia. Um exemplo de fé fraca é mencionado no Evangelho de João, capítulo 20, versículos 24 a 29, quando se fala de Tomé. Assim também, em Lucas 12.22-31, encontramos a ideia de uma fé pequena ou pouca fé, referente às preocupações com o futuro. Por outro lado, Mateus 8.5-13 menciona a ideia de uma fé grande.

Sendo assim, a fé é um elemento fundamental da vida cristã, que se manifesta em diferentes formas e níveis, desde a fé para a salvação em Cristo até a fé em suas promessas, passando pelo dom da fé concedido pelo Espírito Santo. Portanto, meditar na Palavra de Deus e buscar sua orientação ajudará a fortalecer a nossa fé em todas as áreas da nossa vida.

Por fim, a fé que vence o mundo é alcançada através de uma comunhão sólida e inabalável em Deus. E para fortalece-la, é preciso estar constantemente a sua presença, dedicando tempo para estudar a Palavra, orar, participar de grupos de discipulado, vigílias e cultos. Quando exercemos a nossa fé com frequência, ela se torna cada vez mais forte.

É importante lembrar que a verdadeira fé não é apenas uma crença, mas também se manifesta por meio de obras. Por isso, ao colocarmos a nossa fé em ação, produzimos frutos que glorificam a Deus e ajudam a vencer as batalhas que enfrentamos no mundo.

Por isso, é fundamental buscar fortalecer a nossa fé em Deus, pois é ela que nos capacita a superar os desafios e obstáculos que surgem em nossa caminhada, e nos permite experimentar a vitória que vem do Senhor.