O Bom Pastor

videira-mensagens-o-bom-pastor

Uma reflexão sobre um dos salmos mais conhecidos e amados da Bíblia, o Salmo 23, trata sobre o bom pastor. Neste Salmo, Davi nos apresenta a imagem de Deus como um pastor amoroso que cuida de suas ovelhas com zelo e dedicação.

A figura do pastor

O Salmo 23 começa com a frase: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. Essa afirmação nos convida a refletir sobre a relação de confiança que podemos estabelecer com Deus, assim como um cordeiro confia em seu pastor para ser guiado e protegido.

É uma metáfora poderosa que nos ajuda a visualizar uma realidade que, muitas vezes, é abstrata. Afinal, como podemos nos relacionar com um Deus que não vemos? A imagem do pastor nos ajuda a enxergar Deus como um ser pessoal, cuidadoso e presente em nossas vidas.

Essa afirmação nos convida a refletir sobre a confiança que podemos ter em Deus, assim como um cordeiro confia em seu pastor para ser conduzido. Ao confiarmos em Jesus nos fundamentamos em sua própria entrega por amor a nós, seus discípulos.

O vale

Outrossim, no Salmo 23, o salmista também nos fala sobre o “vale de sombra da morte”, que representa momentos de dor e sofrimento em nossas vidas. No entanto, ele não teme, pois sabe que o pastor está com ele.

É interessante notar que ele não diz que o pastor o tira do vale, mas que ele passa pelo vale. Isso nos mostra que, mesmo nos momentos mais difíceis, Deus está conosco e nos dá a força necessária para superar as adversidades. Nos momentos de fragilidade, somos ajudados pela presença amorosa e protetora de Deus.

A mesa

Por fim, o Salmo 23 nos fala sobre a mesa preparada na presença dos nossos adversários, que representa a provisão abundante de Deus em nossas vidas. O óleo e o cálice que transbordam são símbolos da graça divina que nos é derramada e que, por sua vez, nos capacita a amar e servir aos outros. Afinal, não podemos dar o que não temos. Mas quando temos um coração transbordando de amor e graça, somos capazes de transmitir essas virtudes aos que estão ao nosso redor.

Essa provisão abundante também é destacada por Jesus em Mateus 6.25-34, quando Ele nos ensina a não nos preocuparmos com as nossas necessidades básicas, pois nosso Pai celestial sabe do que precisamos e nos supre.

Essa é uma mensagem de confiança e de entrega, de que podemos descansar na provisão divina, sabendo que Deus cuida de nós.

Que o Salmo 23, de fato, nos inspire na imagem do bom pastor para fortalecer nossa relação com Deus e sentir sua presença amorosa e protetora em nossas vidas.