A importância de se congregar

videira-mensagens-a-importância-de-se-congregar

A Bíblia é a Palavra de Deus e, fala sobre a importância de se congregar. Como tal, é uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento. O livro de Hebreus, tem como objetivo mostrar que Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito, superior a todos os sacerdotes do antigo pacto.

Dentro desse contexto, o capítulo 10 versículo 25 tem uma mensagem muito importante para a vida cristã: “Não deixemos de reunir-nos, como é costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que se aproxima o dia”.

O livro de Hebreus foi escrito para cristãos judeus que estavam tentados a deixar a fé cristã. O autor pede que eles mantenham a fé e não desistam porque Jesus é o melhor sacerdote, superior aos do antigo acordo.

Esclarecendo Hebreus 10.25

Em Hebreus 10.19-25, aprendemos que temos acesso ao santuário celestial, e não precisamos mais da intermediação dos sacerdotes para chegar a Deus. Em vez disso, podemos nos aproximar de Deus com confiança, por meio da fé em Jesus Cristo.

O versículo 25 fala para não desistir da fé e se fortalecer uns aos outros. Isso é importante porque o dia do julgamento de Deus está chegando. O autor quer que os cristãos se reúnam para manter a fé viva e forte.

Consequências da falta de participação nos cultos

A importância de se congregar é relevante. Por isso, a falta de participação nos pode ter consequências graves para a vida cristã. Quando deixamos de nos reunir para adorar a Deus e nos fortalecermos uns aos outros, corremos o risco de perder o nosso senso de comunidade e nos afastarmos da fé.

Dessa forma, sem a interação regular com outros crentes, podemos começar a duvidar de nossa fé e ficarmos vulneráveis às tentações do mundo. Por isso, a importância de se congregar.

Além disso, quando não nos reunimos com outros cristãos, perdemos a oportunidade de sermos encorajados e edificados pelos dons espirituais dos outros. Outra consequência da falta de participação nas reuniões é a falta de crescimento espiritual.

Quando deixamos de nos reunir, perdemos a oportunidade de aprender juntos da Palavra de Deus e de sermos desafiados a crescer espiritualmente.

Outrossim, quando não participamos das reuniões, perdemos a oportunidade de sermos disciplinados e corrigidos, o que é importante para o nosso crescimento espiritual.

Importância da participação nos ajuntamentos cristãos

Reunir-se com outros irmãos é importante para a fé. Adorar a Deus juntos nos fortalece. Quando nos reunimos, sentimos comunhão com o Espírito Santo e com a Igreja, o que é importante para o nosso crescimento espiritual.

Dessa forma, a participação nas reuniões nos oferece a oportunidade de aprender juntos da Palavra de Deus e de sermos desafiados a crescer espiritualmente.

A falta de participação nos cultos nos faz perder o senso de comunidade, deixamos de crescer espiritualmente e nos tornamos vulneráveis às tentações do mundo. Por isso, é importante sermos diligentes em participar sempre que possível, seguindo o conselho de Hebreus 10.25 de: “não abandonemos a nossa congregação, como é costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, tanto quanto mais vê que se aproxima o dia”.