A esperança do crente

videira-mensagens-a-esperança-do-crente

A esperança do crente é uma das virtudes mais importantes para a vida humana. Ela é a crença de que coisas boas podem acontecer, mesmo em momentos difíceis e desfavoráveis. No contexto religioso, a esperança é um sentimento ainda mais forte, pois está ligada à fé em Deus e na sua vontade. 1ª Coríntios 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.

A palavra esperança tem origem no latim sperantia, que significa expectativa, confiança. Esse termo, por sua vez, deriva do verbo sperare, que significa esperar.

A palavra esperança é usada para descrever o sentimento de otimismo e crença de que algo bom pode acontecer no futuro, mesmo que as circunstâncias presentes sejam difíceis ou desfavoráveis.

A esperança do crente é uma das principais características da vida cristã. Ela é a certeza de que Deus está presente em todas as situações e que Ele tem um plano para a vida de cada pessoa. A Bíblia está cheia de passagens que falam sobre a esperança cristã e sobre como ela pode ajudar as pessoas a enfrentar as dificuldades da vida.

A boa esperança

Uma das passagens mais conhecidas sobre a esperança do crente é 2ª Tessalonicenses 2.16: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança”. Como mencionado nesta passagem, Deus concede uma esperança baseada em amor e graça divina aos seus filhos.

A viva esperança

Como afirmado nesta passagem, todo cristão crê que a esperança se baseia na ressurreição de Jesus Cristo e em sua volta para conduzir seus discípulos à vida eterna: 1ª Pedro 1.3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

A bem-aventurada esperança

A esperança do crente também está ligada à ideia de que a vida terrena é apenas um estágio passageiro e que a verdadeira vida está na presença de Deus. Essa ideia é descrita em Tito 2.13: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”. Assim, chegará o dia em que todos nós, os crentes, estaremos na presença de Deus e desfrutando da sua glória para sempre.

A sólida esperança

A esperança do crente não é apenas uma ideia abstrata, mas uma força que pode transformar a vida das pessoas. Ela é uma fonte de coragem, de perseverança e de confiança em Deus. Quando uma pessoa tem esperança, ela consegue enfrentar as dificuldades da vida com mais calma e serenidade, pois sabe que Deus está com ela e que nada é impossível para Ele.

No entanto, a esperança do crente não é uma garantia de que tudo na vida será fácil e tranquilo. Ao contrário, momentos de provação e sofrimento podem marcar a vida cristã, como afirmado nesta passagem. Mas mesmo nessas situações difíceis, a esperança é uma luz que ilumina o caminho e que dá forças para continuar em frente.

Concluindo

Por fim, a esperança do crente é uma das principais virtudes da vida cristã. Ela é a certeza de que Deus está presente em todas as situações e que Ele tem um plano para a vida de cada pessoa. Dessa forma, essa esperança é baseada na ressurreição de Jesus e em sua volta para levar os seguidores à vida eterna, como afirmado nesta passagem.

A esperança do crente é uma luz que ilumina e fortalece, permitindo enfrentar as dificuldades com coragem e perseverança. Além disso, ela é uma esperança ativa, que se manifesta em boas obras e em um estilo de vida cristão. Que possamos todos viver com essa esperança em nossos corações, confiantes na promessa de Deus para a nossa vida.