2024 - O Ano da Prosperidade

Videira. Uma Igreja com propósito!

#vemparaaVideira

O vazio da alma se mede com elogios

Você precisa estar conectado para compartilhar.

videira-mensagens-o-vazio-da-alma-se-mede-com-elogios

O vazio da alma se mede com elogios. Por isso, não busque aprovação dos homens, você vale mais que elogios. Como seres humanos, estamos sempre em busca de validação e aprovação dos outros, especialmente das pessoas mais próximas de nós. Queremos ser aceitos e admirados, queremos que nos elogiem e nos valorizem.

No entanto, como cristãos, devemos lembrar que nossa identidade não vem das opiniões dos outros, mas de quem somos em Cristo. Precisamos compreender que a aprovação de Deus é o que realmente importa e que Ele nos valoriza pelo que somos, não pelo que fazemos.

Paradigmas

Exemplo disso é nossa adoração, que muitas vezes desafinada, podendo estar horrível e ainda assim Deus aceita. Desde que, é claro, Ele vê a intenção do nosso coração. Quantas vezes em nossas orações não falamos “coisa com coisa”, e ainda assim Deus é misericordioso. Entretanto, também, nem sempre seremos aceitos por Deus.

Somos miseráveis, imprestáveis e ainda assim, Deus nos ama. Buscar aprovação e não a receber, nos abate e adoece. Adoece a alma e coração.

Você não precisa que ninguém diga que o que fez ficou bom, se sabes que, de fato o que fez é bom, ainda que não seja. Deus, após sua criação, olhou e disse: “Eis que isso é bom… muito bom”, e foi suficiente.

Sua identidade em Cristo

Se o vazio da alma se mede com elogios, então precisamos entender sobre nossa identidade em Cristo. Quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos transformados em novas criaturas (2ª Coríntios 5.17). Não se esqueça que nossa antiga natureza foi crucificada com Cristo.

Em outras palavras, nossa identidade não é mais definida pelo que fizemos no passado ou pelo que fazemos agora, mas pelo que Cristo fez por nós na cruz. Somos filhos de Deus, coerdeiros com Cristo (Romanos 8.16,17), amados e aceitos por Deus (Efésios 1.6). Nossa identidade em Cristo é segura e inabalável, porque é baseada na graça de Deus e não em nossas realizações ou nas opiniões dos outros.

A importância de não buscar a aprovação dos homens

Embora seja natural querer ser aceito e valorizado pelos outros, buscar a aprovação dos homens pode nos levar a uma série de problemas. Em primeiro lugar, quando nossa identidade está baseada na aprovação dos outros, estamos sempre em busca de mais elogios e reconhecimento. Nunca estamos satisfeitos, sempre precisamos de mais.

Além disso, quando colocamos nossa esperança na aprovação dos homens, estamos sujeitos à desilusão e à decepção. As pessoas podem nos elogiar hoje, mas amanhã podem mudar de opinião e nos criticar. Se nossa identidade estiver baseada nessas opiniões, podemos facilmente perder a confiança e a autoestima.

Por outro lado, quando nossa identidade está baseada em Cristo e na aprovação de Deus, somos livres para ser quem somos, sem a necessidade de sermos validados pelos outros.

A Bíblia nos adverte sobre a busca da aprovação dos homens

A Bíblia também nos adverte sobre a busca da aprovação dos homens. Em João 12.43, por exemplo, lemos: “Pois amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus”. Os fariseus estavam mais preocupados em agradar as pessoas do que agradar a Deus.

Eles valorizavam mais a opinião dos homens do que a verdade de Deus. Jesus também advertiu sobre a busca da aprovação dos homens em Mateus 6.1-6, onde Ele fala sobre fazer boas obras em segredo e não para ser visto pelos homens. Se o vazio da alma se mede com elogios, significa que você é carente de aprovação por quem é ou pelo que faz.

Em Gálatas 1.10, Paulo também aborda o tema da busca da aprovação dos homens, dizendo: “Por acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo”.

Paulo está dizendo que se ele estivesse buscando a aprovação dos homens, não estaria servindo a Cristo. Ele entende que sua identidade e sua missão vêm de Deus e não dos outros. Ele não está preocupado em ser popular ou em agradar, mas em obedecer a Deus e fazer à vontade dele.

Confiança

Em conclusão, como cristãos, devemos buscar a aprovação de Deus e não a dos homens. Nossa identidade e nossa segurança vêm de Cristo e não das opiniões dos outros. Sabemos que Deus nos ama e nos aceita, independentemente do que os outros pensam, e devemos viver com confiança e segurança.

Isso não significa que devemos ignorar as opiniões e os conselhos dos outros. Devemos ser humildes e estar abertos a aprender com os outros. No entanto, não devemos deixar que as opiniões dos outros definam quem somos ou nos afetem negativamente.

Lembre-se, você vale mais que elogios e a aprovação dos homens. Você é amado e aceito por Deus e isso é o que realmente importa. Confie em Deus e em sua identidade em Cristo, e não deixe que as opiniões dos outros o afetem negativamente. Afinal, sua alma não pode viver vazia e carente de elogios para preencher o que não pode ser preenchido com “aplausos”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Você precisa estar conectado para compartilhar.

videira-autor
Sobre o autor

Ricardo Antonio Vieira é Pastor na Videira Igreja Batista em Células, na Cidade de Itaipé-MG e membro do Conselho Federal de Pastor. Com formação em Liderança Cristã e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste Mineiro e Homilética pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel.

2024 - O Ano da Prosperidade

lista-branco

termos e condições
de uso do site

política de reembolso e devolução

outras formas de contato

Atendimento personalizado WhatsApp (33) 9 9923-7976 ou pelo e-mail [email protected] - Rua Margarida, 175, Bairro Vale Encantado. Itaipé-MG. CEP: 39815-000.