O Tabernáculo

videira-mensagens-o-tabernáculo

Breve descrição sobre o Tabernáculo bíblico

O Tabernáculo foi um importante elemento na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento. Trata-se de uma estrutura móvel e sagrada construída pelos israelitas durante o período em que vagaram pelo deserto, após a libertação do Egito. O projeto do Tabernáculo foi dado por Deus a Moisés no Monte Sinai.

O Tabernáculo consistia em três partes principais: O Pátio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos. Cada seção tinha sua própria função e significado simbólico, e o Pátio continha o Altar do Holocausto e a Pia de Bronze, representando purificação e sacrifício. O Lugar Santo abrigava o Candelabro de Ouro, a Mesa dos Pães da Proposição e o Altar do Incenso, simbolizando a luz, a provisão e a comunhão com Deus. O Santo dos Santos continha a Arca da Aliança, que guardava as Tábuas da Lei, o vaso com maná e a vara de Arão que floresceu, representando a presença e a aliança com Deus.

O Tabernáculo era móvel, sendo desmontado e montado conforme os israelitas avançavam no deserto. Ele simbolizava tangivelmente a presença de Deus no meio de seu povo e também prefigurava o Templo que seria construído em Jerusalém. O significado mais amplo do Tabernáculo está relacionado à adoração, obediência e comunhão entre Deus e seu povo, refletindo a importância da sua presença na vida dos crentes.

Tabernáculo – o Congresso

No coração do Estado de Minas Gerais, entre os Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, o discipulado, a comunhão e adoração ganham um espaço único, anualmente, por meio do Congresso Tabernáculo. Esse evento, que reúne igrejas de diversas cidades, é mais do que uma reunião religiosa; é uma experiência espiritual que se desdobra ao longo dos anos, unindo corações, cidades e, acima de tudo, almas. Sob a liderança visionária dos Apóstolos Dermival e Marilene Macedo, o Tabernáculo tornou-se uma luz inspiradora na vida de mais de 20 pastores e centenas de discípulos.

Uma aliança por amor e comunhão

Há mais de duas décadas, o Tabernáculo é o fruto de uma aliança extraordinária entre diversas igrejas. Essas igreja estão localizadas em Teófilo Otoni, Governador Valadares, Jampruca, Itaipé, Novo Cruzeiro, Medina, Caraí e Padre Paraíso. Não é uma aliança qualquer, geográfica ou religiosa, mas uma aliança de amor e comunhão que ultrapassa fronteiras. Neste contexto, mais de 20 pastores trabalham juntos sob a orientação amorosa dos Apóstolos Dermival e Marilene Macedo. Eles lideram sabiamente cada discípulo em direção a uma experiência profunda com Deus e à sua vontade.

Tabernáculo é mais que um evento

O Tabernáculo representa muito mais do que um evento anual. Em outras palavras, e uma experiência espiritual que permeia todas as áreas da vida dos participantes. Cada ano, um tema específico é escolhido, guiando as mensagens e os ensinamentos ministrados durante o Congresso. Nesse sentido, esses temas têm o poder de inspirar, motivar e transformar vidas. Desde a graça e a compaixão até a fé inabalável, cada mensagem proferida no Tabernáculo é uma bússola que orienta os congressistas em sua vida com Deus.

Renovação sobre os vales

Acima de tudo, a unidade das igrejas nos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri não é mero acaso. Cada localidade reflete de forma peculiar à sua necessidade o poder e a multiforme graça de Deus em cada ambiente. O Tabernáculo não apenas une as igrejas, mas propósitos. Como resultado, cada cidade nos Vales torna agência de renovação espiritual, onde centenas de corações podem encontrar alento em meio às turbulências da terra.

Tabernáculo kids: Semeando o futuro

Dentro do Tabernáculo, uma semente especial é plantada a cada ano – o Tabernáculo Kids. Este evento paralelo é uma expressão do compromisso em cultivar a fé desde a infância. Igualmente, crianças de todas as idades participam de atividades, cultos especiais e momentos de diversão, tudo permeado pelos valores cristãos. Desta forma, o Tabernáculo não apenas nutre o presente, mas também semeia para as gerações futuras.

O legado

Não obstante, na trajetória inspiradora do Tabernáculo, não podemos deixar de lembrar o Apóstolo José Correia – in memoriam, um visionário que foi uma fonte de motivação e encorajamento. Foi ele quem, com fé e determinação, idealizou esse Congresso, juntamente com os pastores dessa aliança. Seu legado vive não apenas nas palavras faladas, mas nas vidas transformadas que testemunham a graça e a generosidade do amor de Deus.

Desta forma, o Tabernáculo continuará sendo uma chama inspiradora, unindo vidas e propósitos em busca de uma conexão ainda mais profunda com Deus. Que seja uma peregrinação contínua e persistente, conduzida pela direção do Espírito de Deus. Assim como a nuvem os guiava durante o dia e a coluna de fogo à noite, ela renovava vidas e fortalecia laços de amor e comunhão entre os israelitas por muitos anos vindouros.