Não tema, mas não ignore

videira-mensagens-não-tema-mas-não-ignore

Não tema, mas não ignore! Várias áreas da sociedade têm discutido o tema da possessão demoníaca por muitos anos. É um assunto que tem gerado muita controvérsia e discussão até mesmo no meio cristão.

A Bíblia afirma que a possessão é real e que é possível vencê-la através da batalha espiritual e da libertação.

Pessoas acreditam que a possessão é apenas uma condição mental e que terapia e medicamentos podem curá-la. Neste estudo, exploraremos o tema da possessão, manifestação, batalha espiritual e libertação, usando citações bíblicas para apoiar nossos argumentos.

O que é possessão demoníaca?

A possessão demoníaca é a crença de que uma pessoa está sendo controlada por um espírito maligno. No livro de Marcos 1.32, é mencionado que Jesus foi procurado para que pessoas que estavam endemoninhadas fossem libertas: “À tarde, quando já estava escurecendo, trouxeram-lhe todos os enfermos e endemoninhados”. Isso mostra que a crença na possessão demoníaca é antiga e tem sido discutida por muitos anos.

Também encontramos em Marcos 5.1-20, outro caso de possessão, como o episódio em que Jesus expulsa um demônio de um homem na cidade de Gadara.

Muitos sintomas podem estar associados à possessão demoníaca, tais como agressividade, comportamento estranho, mudanças de personalidade, voz estranha e convulsões. Esses sintomas são muitas vezes atribuídos à influência maligna de um espírito demoníaco.

O Evangelho de Mateus, capítulo 17, versículos de 14 a 20, narra que um homem se aproximou de Jesus e pediu para que Ele curasse seu filho, que era lunático e sofria muito. O homem relatou que o demônio muitas vezes o fazia cair no fogo ou na água, colocando a vida do menino em perigo.

A palavra lunático tem origem na palavra latina lunaticus, que significa relacionado à lua. Na antiguidade, acreditava-se que as fases da lua influenciavam o comportamento humano e podiam levar algumas pessoas a apresentarem sintomas de loucura.

Na linguagem comum atual, pouco se utiliza o termo “lunático” para se referir a pessoas com problemas mentais. Entretanto, no contexto bíblico citado anteriormente, a palavra “lunático” é utilizada para descrever o estado do filho do homem que procurou Jesus, que sofria convulsões e outros sintomas atribuídos à influência maligna de um demônio.

Manifestação de possessão demoníaca

A manifestação da possessão demoníaca pode variar de pessoa para pessoa. Alguns possuídos podem ter convulsões, outros podem ter comportamentos agressivos, enquanto outros podem ter mudanças em sua personalidade.

No Evangelho de Lucas 11.14, a Bíblia fala sobre uma pessoa que foi possuída por demônios que não podia falar, mas que depois de ter sido libertada, pôde falar novamente: “E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão”.

Em Atos dos Apóstolos, capítulo 19, versículos 13 a 16 é relatado o caso dos jovens que apanharam de um endemoninhado. Nessa passagem, vemos que havia alguns judeus exorcistas que tentavam expulsar demônios usando o nome de Jesus. Eles tentaram usar o nome de Jesus para expulsar um demônio de um homem, mas o demônio se revoltou e disse: “Conheço a Jesus e sei quem é Paulo, mas vocês quem são”? (Atos 19.15).

O demônio, então, atacou os homens que estavam tentando expulsá-lo, e eles foram espancados.

Esse incidente evidencia que a possessão demoníaca é uma questão séria e que não se deve tratá-la de forma superficial.

Por outro lado, temos a fé e convicção do que está escrito em Marcos 16.17: “Estes sinais acompanharão aqueles que crerem: Em meu nome expulsarão demônios”. Por isso, não tema, mas não ignore!

Batalha espiritual

A batalha espiritual é a luta que ocorre entre as forças do bem e do mal. Essa não é uma batalha de Deus, mas nossa. A Bíblia fala sobre essa batalha em Efésios 6.12: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

A batalha espiritual é importante porque é a maneira pela qual os cristãos podem lutar contra as forças do mal. A Bíblia fala sobre a importância da oração e da leitura da Bíblia como uma forma de se equipar, batalhar e proteger-se contra as forças do mal. Efésios 6.13 diz: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

De acordo com a Bíblia, nossa luta é contra as forças espirituais do mal, que estão presentes nas regiões celestes. Satanás e seus demônios lideram essas forças, buscando constantemente destruir a obra de Deus na terra.

Batalhar espiritualmente também envolve resistir ao diabo e suas tentações. Por isso, não tema, mas não ignore! Tiago 4.7 diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Deve-se acompanhar a resistência ao diabo com a submissão a Deus e a obediência à sua Palavra.

Libertação

A libertação é quando uma pessoa que foi possuída por um espírito maligno se torna livre. Através da oração e da batalha espiritual, é possível alcançar uma forma de cura espiritual. Assim sendo, não tema, mas não ignore!

A Bíblia fala sobre a importância da oração e do jejum na libertação em Marcos 9:29: “E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum”. Isso mostra que a oração e jejum são uma ferramenta poderosa na libertação de um pessoa. A libertação é a chave para escapar da influência do diabo e ser livre para fazer a vontade de Deus.