Libertação da mente

videira-mensagens-libertação-da-mente

A libertação da mente vem através de um profundo exame da Palavra de Deus. Lendo Mateus 15.19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”, observamos o quanto a mente pode viver enganada por mesma e levada pelas suas vontades.

A mente é um conceito complexo que se refere ao conjunto de processos mentais que ocorrem no cérebro humano. Ela é responsável por processar informações, realizar pensamentos, emoções, sentimentos, memórias e percepções. Outrossim, a mente é considerada a sede da consciência e da personalidade de uma pessoa, influenciando sua forma de pensar, comportar-se e interagir com o mundo.

Dessa maneira, a mente é composta por diferentes estruturas cerebrais, neurônios e neurotransmissores que trabalham juntos para produzir as experiências e pensamentos que experimentamos. A mente é um tema de estudo em diversas áreas da ciência, incluindo a psicologia, a neurociência, a filosofia e a medicina.

Até que nossos pensamentos e atitudes estejam sob o controle de Deus, nunca conheceremos a plenitude de Cristo. Por isso, precisamos buscar a santificação. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus 12.13. Devemos buscar ter a mente de Cristo.

Situações que prendem a mente

1. Quando vamos aonde não deveríamos: Provérbios 4.14 “Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus”;

2. Quando nos expomos à tentação: Provérbios 4.15 “Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo”;

3. Quando fazemos a vontade dos nossos sentidos e sentimentos: Provérbios 4.17 “Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência”;

4. Quando você ouve e dá lugar à mentira: Colossenses 2.8 “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Veja a exortação da Palavra em Provérbios 4.20 “Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido”;

5. Quando você anda em trevas: Provérbios 4.19 “O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam”.

6. Quando se escolhe pecar: Provérbios 4.25-27 “Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade”.

O que é a verdade?

Verdade é um conceito que se refere à conformidade de uma afirmação, crença ou fato com a realidade. É aquilo que é objetivo, incontestável e que corresponde aos fatos tal como eles são. Dessa forma, a verdade pode ser determinada por meio de métodos científicos, observação, análise lógica e outras formas de investigação empírica.

Além disso, a verdade pode ser subjetiva, dependendo das perspectivas, valores e experiências pessoais de cada indivíduo. Em geral, a busca pela verdade é um valor fundamental da sociedade e é vista como uma virtude que deve ser cultivada. Entretanto, quando lemos a Escritura em João 14.6, Jesus se revela sendo a verdade.

A verdade que liberta

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8.32.

A libertação da mente passa pela verdade. Sem verdade, ninguém é livre. A verdade liberta! Entretanto, não é qualquer verdade ou uma verdade. Jesus é a Verdade, sua Palavra é a verdade: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” João 8.36. Por isso, sem Jesus, o Filho de Deus, ninguém pode experimentar a verdade.

A renovação da mente

Renovar significa restaurar, atualizar, revigorar ou tornar algo novo novamente. Pode ser aplicado a diferentes aspectos da vida, como a renovação de um contrato, a renovação de uma casa ou ambiente, a renovação de votos em um casamento ou a renovação da própria vida, com mudanças significativas em hábitos, atitudes ou perspectivas.

A ideia de renovar implica em um processo de mudança, transformação ou aprimoramento, buscando sempre melhorar ou aperfeiçoar algo ou alguém.

Paulo descreve na sua Carta aos Romanos 12.2 o seguinte: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

Assim, a libertação da mente também acontece quando a mesma é renovada pelo Espírito Santo. E, aquilo que era impuro é substituído pela glória de Deus. Com isso, aprenda a memorizar, guardar e praticar as Escrituras. Dessa maneira, você removerá conteúdo do pensamentos que são impuros.

O Reino de Deus e a libertação da mente

Ter o Reino de Deus como primazia em sua vida também traz a libertação da mente (Mateus 6.33). Estando as coisas de Deus acima dos seus desejos tem o poder de mantê-lo livre de pensamentos pecaminosos.

Por fim, relacionar-se intimamente com tudo que provém do Reino de Deus fará com que sua mente desfrute daquilo que é santo e distante daquilo que é profano.