A hora final

videira-mensagens-a-hora-final

Introdução

Quando meditamos na Bíblia seria possível saber o tempo de Deus e a hora final? João 12.23 menciona uma afirmação de Jesus: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem”. Em diversas ocasiões, Jesus usou a expressão “chegou a hora” para ilustrar quando ainda não era o momento adequado e quando já era hora de agir.

Sendo o Pai da eternidade, como descrito em Isaías 9.6, Ele conhece tudo antes da fundação do mundo (João 1.1). A sabedoria divina, portanto, está presente em cada momento. Conforme Gálatas 4.4, Cristo se apresentou para revelar a plenitude dos tempos, a saber, o tempo de Deus, a hora final e seu triunfante retorno. A Bíblia procura nos instruir sobre este assunto sagrado, apesar da nossa limitação de conhecimento.

Como diz Isaías 55.8,9: “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus se erguem mais alto do que a terra, assim também os meus caminhos se elevam acima dos vossos caminhos e os meus pensamentos se erguem mais elevados que os vossos pensamentos. A soberania divina, portanto, transcende a nossa compreensão humana.

Assim, como compreendemos e distinguimos o momento preciso? As três ocasiões em que Jesus declarou que ainda não era o momento certo para agir, nos oferecem valiosas lições sobre como interpretar e perceber o tempo divino, se é que essa é uma tarefa possível para nós, seres finitos.”

Hora de esperar

A espera é uma virtude valiosa para aqueles que aguardam a hora final. Como ilustrado na passagem de João 2.4, quando Jesus responde a Maria que ainda não é chegada a sua hora, faz-se necessário ter paciência e compreender que o tempo de Deus é diferente do tempo do homem.

Ainda assim, mesmo antes da hora chegar, Jesus operou seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galiléia, mostrando a importância da fé e da obediência ao propósito divino.”

A paciência é uma virtude

A paciência é um elemento fundamental para compreender a natureza do tempo. É imprescindível esperar até que a hora certa se manifeste, pois, caso contrário, corremos o risco de agir precipitadamente e comprometer nossa jornada.

Como afirmou o salmista Davi em Salmos 40.1, “esperar em Deus” é uma virtude que nos ensina a discernir corretamente o tempo, preservando-nos da inquietação gerada pela falta de compreensão sobre o seu curso.

A dona do tempo

Hora é uma lacuna de tempo em que a sabedoria precisa prevalecer. Observai em João 8.20, quando Jesus ensinava no templo, ainda cercado por inimigos, não foi preso, pois ainda não era chegado a hora dele ser capturado.

A importância de esperar a hora final e buscar a sabedoria de Deus é fundamental em momentos de tentação ou ameaça. A capacidade de discernir a hora é fundamental para agir de forma clara e precisa.

Quando Jesus fala positivamente sobre a chegada da sua hora, Ele nos mostra que é importante estarmos atentos ao agir de Deus. Dessa forma, entender a hora certa é crucial para uma vida guiada pela sabedoria divina.

Chegou o tempo

Sempre é um momento adequado para dedicarmos à oração, como ensinado em 1 Tessalonicenses 5.17. Por isso, devemos ser fervorosos na nossa prática de oração. Em Mateus 26.45, encontramos a seguinte afirmação de Jesus aos seus discípulos: “Ele retornou aos discípulos e lhes disse: Ainda estão dormindo e descansando! Eis que chegou a hora e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores”.

Quando Deus revela a hora, Jesus persiste em realizar a obra do Pai, o amor, que desafia o curso do mundo Conforme registrado em João 13.1, o Evangelho declara: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegou a sua hora de deixar este mundo para o Pai, tendo amado seus seguidores que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

Além disso, a perfeita manifestação desse amor pelos inimigos é descrita por Mateus 5.43,44: “Ouviram que foi dito: Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo. Mas Eu lhes digo: Amem seus inimigos, bendigam aqueles que os maldizem, façam bem aos que os odeiam e orem por aqueles que os maltratam e os perseguem, para que sejam filhos do seu Pai que está nos céus”.

Por fim, em João 17.1, é narrada a ação de Jesus erguendo os olhos ao céu e dizendo: “Pai, chegou a hora; glorifica teu Filho, para que o Filho te glorifique”.