2024 - O Ano da Prosperidade

2024 - O Ano da Prosperidade

Videira. Uma Igreja com propósito!

#vemparaaVideira

Deus não existe

Compartilhe este conteúdo!

Você precisa estar conectado para compartilhar.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
videira-mensagens-deus-não-existe

Introdução

Se dissermos que Deus não existe pode soar estranho quando se trata de existir no sentido quem conhecemos e sabemos sobre o que é existência. Êxodo 3.13,14 relata: “Moisés perguntou: Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: Qual é o nome dele? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”.

Uma síntese na Teologia sobre Deus diz que Deus é um Ser perfeitamente bom que em seu santo poder cria, dirige e sustenta todas as coisas.

Certamente, ninguém pode explicar Deus. Jamais o entenderemos como Ele é em sua plenitude. Nossa finitude nos limita, a fim de não termos condições de, sequer, comparar a sua glória com o que quer que seja.

Entretanto, se pudermos compreender, de alguma forma, através da nossa finitude, quem é Deus e como Ele é, nada poderá abalar a nossa fé.

Deus existe?

Lemos em Apocalipse 4.8 “Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Se Deus não existe, podemos com base neste texto de Apocalipse dizer que existência é a condição daquilo que foi criado. Desta forma, Deus não um ser, mas o Ser (incriado). Ou seja, não foi criado, que ou o que existe sem ter sido criado, sem ter tido princípio. O texto de Apocalipse 4.8 é uma descrição sobre como podemos entender Deus na pessoa de Jesus. Ele é a expressão exata do Pai que nós não conhecíamos.

Hebreus 1.3 “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à destra da Majestade nas alturas”.

Romanos 11.33 “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis (que não se pode explicar, incompreensível, que não se encontra fundo ou limite) são os seus juízos, e inescrutáveis (impossível de ser investigado, impenetrável) os seus caminhos”!

Jesus, a expressão exata de Deus na forma humana

Colossenses 1.16,17 “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.

Subsistir no texto de Colossenses fala sobre prover em si ou através de si mesmo; manter-se, sustentar-se; conservar a sua força ou ação; perdurar; não ser abolido, suprimido, roubado ou destruído; manter-se vivo, continuar a ser e conservar-se. Romanos 11.36 “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Assim sendo, poderemos entender Deus, de alguma forma, somente através de Jesus. Veja o que descreveu o Profeta Isaías 55.8,9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

Nossa humanidade e a pessoa de Deus

Sentimentos, atributos e todas as coisas criadas, são uma referência de que Deus está além de tudo quanto podemos imaginar. Por essa razão, é difícil a compreensão do ser humano, quando usamos adjetivos, ou qualquer associação de terminologias criadas relacionadas à “pessoa de Deus”. Nada do que sabemos e conhecemos está correlacionado Aquele que criou todas as coisas. Veja o que diz o Salmo 139.

Desse modo, nós precisamos crer que Deus existe. Entretanto, Deus não depende de que eu creia para que Ele possa existir em nossa concepção de existência De fato, crendo ou não crendo Deus é o que é, e não podemos lhe explicar. Isso significa que, você acreditando ou não, Deus continuará sendo, porque Ele é.

Conclusão

A intenção desse estudo é nos fazer parar de questionar Deus e as suas vontades e nos submeter completa e irrestritamente à Ele. Nesse sentido, também precisamos parar de julgar o que Deus faz ou deixa de fazer conforme o que Ele quer ou não fazer.

Os textos de Salmos 90.2 e Isaías 45.9, podem nos dar uma melhor compreensão sobre Ele e sobre nós “Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus”; “Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: O que você está fazendo? Será que a obra que você faz pode dizer: Ele não tem mãos”? Por fim, aproveite também para meditar no capítulo 38 do Livro de Jó. Quem sabe assim possamos compreender o incompreensível.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Você precisa estar conectado para compartilhar.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn
Pesquisar
videira-autor
Sobre o autor

Ricardo Antonio Vieira é Pastor na Videira Igreja Batista em Células, na Cidade de Itaipé-MG e membro do Conselho Federal de Pastor. Com formação em Liderança Cristã e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste Mineiro e Homilética pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel.

2024 - O Ano da Prosperidade

Search

sobre nós

quem-somos-branco


quem
somos

câmera-branco



fotos

local-branco


onde
estamos

contribuições

construção-do-templo-branco



construção do templo

dízimos-e-ofertas-branco



dízimos

ofertas-branca



ofertas

doações-branco


outras
doações

comunidade

eventos-branco



eventos

aniversariantes-branco


aniversa-
riantes

estudos-branco


blog de
mensgens

comunicação

mail-branco



contato

phone-branco


fale
conosco

recursos

download-branco



downloads

institucional

privacidade-branco



política de
privacidade

lista-branco



termos e condições
de uso do site



política de reembolso e devolução

outras formas de contato

Atendimento personalizado WhatsApp (33) 9 9923-7976 ou pelo e-mail [email protected] - Rua Margarida, 175, Bairro Vale Encantado. Itaipé-MG. CEP: 39815-000.

Copyright © 2024 Videira Igreja Batista em Células. 48.050.622/0001-50

Desenvolvido por Ricardo A. Vieira*

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência ao navegar por aqui. Ao clicar em ACEITAR, você concorda com os Termos de Uso  e sua Política de Privacidade.